19 março 2011

Tugas vão à disco (extra) – Paquito el Chocolatero

Este post não é realmente “Tugas vão à disco” é mais “Tugas vão de feria”, porque em noite de Fallas, essa festa valenciana tão particular que é o sonho molhado de qualquer pirómano, resolvi falar de “Paquito el Chocolatero”, que faz de tal modo parte de Espanha que está presente em qualquer fiesta, romeria, feria, boda, bautizo e festa de empresa.
"Paquito el Chocolatero" é uma composição musical criada em 1937 por Gustavo Pascual Falcó. É uma espécie de pasodoble e foi dedicada ao seu cunhado Francisco, conhecido como Paquito “el chocolatero”. Foi estreada nas festas de “Moros y Cristianos” (outra fantasia pirómana, mas em menor escala…) da sua terra em Alicante e desde então goza de imensa popularidade em Espanha, sendo, segundo a SGAE, a peça musical mais interpretada ao vivo. Não tem letra, o que leva um amigo meu a dizer que realmente este deveria ser o Hino de Espanha.
Se já tropeçaram com esta canção em algum evento, ter-se-ão apercebido que tem uma espécie de coreografia associada. Normalmente esta musica passa quando o álcool já flui há algumas horas, o que elimina o sentido do ridículo e ajuda à festa. Como não encontrei nenhum vídeo decente com a coreografia, vão ter que pedir aos hermanos para ensinar, é giro, e ajuda ao intercâmbio cultural…


Nenhum comentário:

Postar um comentário