06 julho 2010

Inscrição na Segurança Social

Um dos primeiros trâmites a realizar quando se começa a trabalhar em qualquer país é a inscrição na Segurança Social. Normalmente, a empresa empregadora disponibiliza os serviços de uma empresa especializada para a tramitação dos documentos oficiais e essenciais à estadia em Espanha, mas se assim não for, aqui fica informação sucinta de como proceder.

A página da segurança social espanhola (página do Ministerio de Trabajo e Inmigración)contém muita informação detalhada sobre todos os temas relacionados.

Neste link vai-se directamente para a informação e documentação necessárias à obtenção do Número da Segurança Social (Afiliação).

Em Trámites y Gestiones; Obtención del Número de la Seguridad Social / Afiliación encontra-se um esquema representativo dos passos mais importantes a dar para a obtenção do Número da Segurança Social:
A partir daqui é possível descarregar:
Impresso a preencher (Modelo TA1) gratuito;
Onde tramitá-lo (através de um link que reencaminha para um mapa onde se pode eleger a região). Deverá tramitar-se na Administración de la Tesorería General de la Seguridad Social do domicílio do cidadão ou onde esteja domiciliada a empresa em que o trabalhador presta serviços.

De qualquer forma, pode ir-se directamente aqui e, em Introducción de datos para la búsqueda, escolher Administraciones de la Seguridad Social e Por municipio e dar a Buscar. Em seguida basta escolher a comunidade e o município e da lista de resultados resultante escolher um centro que fique à mão. Como também são disponibilizados telefones, nada como confirmar o que se precisa de saber antes de aparecer.

Para a Comunidad de Madrid, os vários tipos de centros encontram-se identificados como figura abaixo.
Os centros identificados como Administraciones de la Seguridad Social en la Comunidad Autónoma de C. de Madrid totalizam 29 centros e estão espalhados por toda a comunidade (actualizado em 05-07-2010).

Também nesta página se encontra um link para as “Preguntas Mas Frequentes”, no caso de se necessitar de mais informação.

Este processo é gratuito e pode-se cer realizado por um representante legal, o que para tal é necessário apresentar preenchido o Modelo T5.

A inscrição na segurança social é dos procedimentos mais simples e em que menos papelada há que apresentar. Basicamente, para tramitar o Numero de Segurança Social é necessária apenas a apresentação de um documento de identificação, o qual poderá ser DNI ou Passaporte ou Tarjeta de Extranjero (ou NIE).

Esta situação permite que apenas com o passaporte se possa aceder ao sistema de Segurança Social Espanhol, sem que seja necessário o Numero de Identificação de Estrangeiros (NIE) em Espanha.

O Número da Segurança Social é muito importante, uma vez que é obrigatório para a realização de um contrato de trabalho. No entanto, o facto de se ter um número de segurança social atribuído não faz com que se receba em casa o cartão que permite o acesso aos serviços públicos de saúde. Esse cartão do utente espanhol, designado Tarjeta de Sanidad deve ser requisitado a posteriori. A informação sobre como obter esse cartão de saúde foi já publicada noutro post que se pode ler neste link

Por último, outro link onde também podem encontrar informação, nos serviços Linea Madrid para a Seguridad Social.

Este texto foi escrito em colaboração com Margarida Constantino.

8 comentários:

  1. Olá vim para Madrid para procurar trabalhar, já tenho NIE a minha questão é : sou obrigado já a tratar do numero de segurança social ou só quando encontrar um trabalho?
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sabem se continua a não ser necessário o NIE ? No site continua a dizer que não mas no outro dia pediram-me...

    ResponderExcluir
  3. Hola buenas tardes primera quieren presentarle mis disculpas a tomar
    libertad en orientarme a los fans de Facebook y mis amigos,
    Necesito una oportunidad en la vida vienen por la presente brevemente mi situaçãom;
    Soy un joven residente 39anos buena apariencia en Vila Real de Santo Antonio, en el Algarve, Portugal
    teniendo con defectos físicos; un sociedade.retrograda por haber nacido hombre y mujer transexual sienten mi forma de pensar y la forma es la madre de la mujer abandonada ine me había 4meses I
    cuando yo era un bebé y desde entonces mis amigos y fans entenderán mi vida siempre ha estado marcada por la inseguridad infelicidad y la soledad tener una familia que me ama y me acepta y me respete como soy,
    de la chica que vive dentro de mí la gran cantante convertido ilusión pisar el escenario que es mi gran sueño y que la gente me respeta y vamos a disfrutar y que me golpearon cuando voy por la calle Soy una persona que soy un animal quiere ser aceptado por la gente porque soy transexual nacido hombre en el cuerpo de la mujer que siempre me trataron mal aquí donde vivo yo soy una sola persona en el mundo tiene gente amable algoma que me dan mucho apoyo cada vez que estoy más solo en el mundo sin el trabajo y nada triste aquí en Portugal para ver tanto mal y ver
    Discriminación: Soy como soy todos los días lloro por la mañana la noche porque estoy sola y no tengo palarva de un amigo cuando me muera es que el llanto
    Yo quiero ser tratado por una mujer y quieren ser llamados por los romanos, no por Paulo ese nombre para mí ha muerto muchos años me siento triste muchos Alguien sabe el día de mañana tener hijos y luego se detiene ofenderme y disfrutar de mi Soy que soy soy buena persona, no hacer daño a anyone'm amigos no pueden conseguir trabajo, pero me gusta ayudar a la persona que no tengo malice'm no le gusta la gente que habla mal de otras personas hoy en día esamo aquí mañana jas no Estamo aquí todo muere, no hay nadie aquí, así Sólo quiero que la gente me respeta y me aceptan como soy
    Yo soy un buen cantante tiene hermosa voz jamás registrado mi primer CD con 8 canciones pero nadie me llama para actuaciones aquí en Portugal haces eso es por lo Discriminación: con gente como temo a aceptar a las personas tal como son
    esta es una historia de mi vida buscando un novio que me aceptó y me gusta como soy
    Me suscribo con todo respeto
    cuidadosamente
    romana oliveira - este e´o nome que sou conhecida
    me quero ir para madrid para trabalho sera que a seguranca social me pode ajudar me arranjar casa para eu fica para nao dormi na rua

    ResponderExcluir
  4. Obrigado aos tugas de Madrid! Vou agora trabalhar para Oviedo e o vosso blog ajudou-me a perceber como funcionam todas estas burocracias <3 mil obrigados!

    ResponderExcluir
  5. Bom-dia caro amigos do fórum!
    Este testemunho é verdadeiro empréstimo. Sou uma mulher com 2 crianças. Desde a morte do meu marido, reencontrei-me em dificuldade. E fui rejeitada por bancos. Li um testemunho de empréstimo que falou do Sr. Muscolino GIOVANNI, ele é muito honesto e sério que meu ajudar para um empréstimo de 45.000,00€. Então decidi fazer parte desta oportunidade à vocês que não têm o favor dos bancos eis são enviar por correio eletrónico:.. muscolinogiovanni61@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Você está interessado em comprar ou vender um rim? Você está procurando uma oportunidade para Venda seus rim por causa do problema financeiro e você não sabe o que fazer, então Entre em contato conosco hoje, pois ofereceremos uma boa quantia para o seu rim. Eu sou Dr.S.J. Hari Darshan, Nephrologist at Rajarajeswari Medical College and Hospital. Somos especializados em cirurgia de rim e também lidamos com a compra e transplante de rim com um dador de vida. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia e Scottland Reino Unido. Se você está interessado em vender ou comprar rins, entre em contato conosco via Email: rajarajeswarimedicalcollegeplc@gmail.com ou rajarajeswarimedicalhospital@yahoo.com.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Como acedo à informacao dos meus descontos? trabalho em Portugal mas a empresa é de Ourense. Tenho nº seguranca social e NIE. Como Procedo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor precisa de uma sena para poder enviar a prova de vida dni x5869552k como faço?

      Excluir