09 julho 2010

Media: O comando é dele. As golden shares não deviam existir. Mas as empresas também não deviam precisar dos governos para vingarem noutros países.

As golden shares não deviam existir. Mas as empresas também não deviam precisar dos governos para vingarem noutros países. A PT chegou ao Brasil com ajuda do Governo e só sai de lá quando o Governo quiser. Sócrates não vai desistir. 

Confesso que tive alguma vontade de rir quando percebi o que se estava a passar na Assembleia Geral da PT. Na verdade, a minha maior dificuldade era escolher a razão para me começar a rir: do Estado que não respeita o mercado, do Estado que obriga os cidadãos a cumprir todas as leis mas que desrespeita Bruxelas, dos acionistas que andaram ao colo do Estado e que agora queriam ir tratar da vida, dos que diziam que não vendiam mas que já tinham os bolsos abertos, dos analistas e consultores que não admitiram esta hipótese ou da bateria de advogados que garantiu que a golden share não podia ser usada.
Mas a razão que me fazia rir era outra. Todos os interessados no negócio, incluindo os jornalistas, se esqueceram de dar grande importância ao que defendia José Sócrates, que tinha dito que era contra o negócio. 

É bizarro que no meio dos milhões que a Telefónica e a PT gastaram a montar e a desmontar esta meia-OPA todos se tenham esquecido de Sócrates. Leem em êxtase o último powerpoint da UBS ou a Lex Column do "Financial Times". Mas esquecem-se da política, o que é sempre um erro num negócio desta dimensão. E não é só por cá: grande parte dos governos europeus impediria um avanço idêntico de uma operadora estrangeira. Exemplos não faltam. 

Para Sócrates esta questão é simples: foi o governo de Guterres que apontou o Brasil aos empresários portugueses e que levou a PT a pagar uma loucura no leilão da Telesp Celular. Seguiram-se anos difíceis, com o 'risco Brasil' a dar cabo de muitos (como a Sonae), mas a PT foi ficando. Depois de enterrar milhões, hoje tem nas mãos uma verdadeira pérola. E só sai de lá se o Governo deixar. É a vida. 

Antes de começarem aos gritos contra a golden share, acionistas e analistas devem lembrar-se que o Governo não entrou agora na PT. O Governo nunca saiu da PT. E quem comprou ações da operadora sabia isso. Aliás, esse sempre foi um factor de segurança na internacionalização da empresa. Porque os acionistas nunca hesitaram em pedir a Sócrates para telefonar a Isabel dos Santos, a Lula ou a Mohamed VI quando estavam aflitos. E ele ligou. Agora chegou a factura, detalhada. 

A PT é uma arma estratégica para o Governo. É a sua grande ponte para o Brasil e umas das principais pontes para África. Lula deixará a Vivo crescer e Sócrates entregará a Galp à Petrobrás no final do ano, perante os protestos da Sonangol. Angola retaliará junto das empresas portuguesas. E Sócrates irá em seu socorro. A vida real não cabe nos corredores de Bruxelas.


Um comentário:

  1. Você está interessado em comprar ou vender um rim? Você está procurando uma oportunidade para Venda seus rim por causa do problema financeiro e você não sabe o que fazer, então Entre em contato conosco hoje, pois ofereceremos uma boa quantia para o seu rim. Eu sou Dr.S.J. Hari Darshan, Nephrologist at Rajarajeswari Medical College and Hospital. Somos especializados em cirurgia de rim e também lidamos com a compra e transplante de rim com um dador de vida. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia e Scottland Reino Unido. Se você está interessado em vender ou comprar rins, entre em contato conosco via Email: rajarajeswarimedicalcollegeplc@gmail.com ou rajarajeswarimedicalhospital@yahoo.com.

    ResponderExcluir