07 julho 2010

Media: Clientes de serviços pagos em Espanha perdem canais internacionais, incluindo RTP

(Lusa) - Os clientes do serviço de televisão paga espanhol Digital Plus deixaram desde 1 de julho de ter acesso aos canais internacionais, incluindo a RTP Internacional, por decisão da plataforma francesa Canalsat.

A decisão implica que milhares de clientes deixaram de ter acesso a esses canais o que, no caso da RTP, está a provocar intenso debate entre a comunidade portuguesa em Espanha.

No caso da Digital Plus, o corte afeta praticamente todos os canais europeus internacionais, incluindo a RAI Internacional e a própria TVE Internacional, numa decisão que a plataforma espanhola diz não ser da sua responsabilidade.

Fonte da Digital Plus explicou à Lusa que nos últimos dias receberam "inúmeros" contactos de clientes sobre o corte dos serviços que só serão restabelecidos, no futuro, se houver interesse para tal. "Tem havido muito interesse. Estes canais não faziam parte da nossa oferta e nós apenas os transmitíamos porque eram distribuídos em sinal aberto pelo satélite Astra", explicou a fonte.

Fonte da Astra em Espanha explicou à Lusa que a suspensão da transmissão se deve diretamente a uma decisão do canal de distribuição francês DTH CanalSat, equivalente francês à Digital Plus.

"Há algum tempo o CanalSat tinha alugado espaço no Astra para transmitir a RTP Internacional e outros canais. Agora deixou de ter esse interesse por necessitar do espaço para outros canais", disse. "Não se trata de uma decisão da Astra, que não tinha qualquer acordo com a RTP", explicou a mesma fonte.

Em comunicado recente a RTP informou que a partir do dia 1 de julho de 2010, o sinal da RTP Internacional deixaria "de estar disponível na plataforma DTH CANALSAT de França, por decisão desta, e, como consequência", também deixaria "de ser difundido na Europa pelo satélite Astra".

"Contudo, a RTP Internacional, bem como a Antena 1 e a RDP Internacional, podem continuar a ser recebidas em aberto e de forma gratuita, como até agora, através dos satélites que utilizamos na Europa (HOT BIRD 8, em banda ku, ou INTELSAT 907, em banda C) ou, ainda, nas usuais plataformas de distribuição no cabo, ADSL e IPTV, onde não se registam quaisquer alterações", referia o comunicado.

Apesar das explicações técnicas, muitos utilizadores da RTP em Espanha estão descontentes com o fim da emissão, o que suscitou já algum debate em fóruns online da comunidade portuguesa no país, como o grupo "TugasMadrid".

ASP. *** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** Lusa/Fim

Um comentário:

  1. está a ver para que servem as "Ggolden Shares"?

    ResponderExcluir