20 julho 2010


SER - Servicio de Estacionamento Regulado

À semelhança do que acontece na maioria das grandes cidades, o estacionamento em Madrid é pago em grande parte da cidade.
As zonas de estacionamento pago são geridas pelo Servicio de Estacionamento Regulado (Ayuntamiento de Madrid) e nestas existem dois tipos de lugares de estacionamento: azuis e verdes. Os lugares delimitados a azul destinam-se a visitantes, sendo o tempo máximo de permanência de 2 horas. Os lugares delimitados a verde destinam-se preferencialmente a residentes, para os quais não existe limitação horária, e sendo o tempo máximo de permanência para não residentes de 1 hora.

Para que possam estacionar nos lugares a eles destinados, os residentes na cidade de Madrid devem solicitar o distintivo que lhes permite estacionar na sua zona de residência, mediante o pagamento de uma tarifa anual (24,60 euros em 2010).
Para obter o distintivo é necessário estar empadronado, sendo a zona de estacionamento atribuída correspondente à área a que pertence a morada dada no Padrón. Caso se trate de um automóvel estrangeiro, é também necessário que o solicitante seja o titular do veículo.

A obtenção do distintivo de residente é feita na Oficina da Linea Madrid da área de residência, mediante marcação (cita previa), e apresentando a seguinte documentação (originais):
- Documento identificação (BI, passaporte)
- Permiso de Circulación ou Título Registo e Propriedade (se automóvel português).

Mais informação aqui.

6 comentários:

  1. Bom dia,

    Sou português estou a trabalhar em Madrid a 4 meses.

    Tentei a obtenção do distintivo de residente, e disseram-me que deveria ter o carro com a matrícula espanhola. Dizem que no máximo posso ter o carro com a matrícula portuguesa durante 6 meses.

    Vocês sabem algo, sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    É verdade que por lei só podemos cá ter um carro de matrícula portuguesa (ou outra que não espanhola) até um máximo de 6 meses (o mesmo se passando em Portugal em relação a carros de matrícula estrangeira). Na prática, é muito dificil provar se o carro está cá há 6 meses ou não, pois podes sempre alegar que o carro tem estado em portugal, que apenas o trouxeste a semana passada, bastando um recibo de portagem para comprovar que o carro esteve em Portugal. No caso de termos residencia fiscal em Espanha e o carro estar em nosso nome, é possível que nos possam levantar problemas e essa técnica não resulte. Em qualquer caso, tudo depende da boa vontade do polícia/agente/etc.

    Quanto à obtenção do distintivo para um carro de matrícula portuguesa, no meu caso não me levantaram nenhum problema, nem quando fiz o primeiro em 2009, nem quando o renovei em 2010 (válido por 12 meses).

    No regulamento descrito na página do Ayuntamiento de Madrid a única diferença de procedimento face a um carro de matrícula espanhola é: "En caso de vehículos con matrícula extranjera deberá aportarse fotocopia del Permiso de Circulación."
    Penso que se tratou apenas de má vontade ou desconhecimento de quem te atendeu.

    ResponderExcluir
  3. Viva!

    Eu arranjei no mês passado o distintivo. Foi um "filme", porque tive de mudar o carro para o meu nome, mas lá o consegui arranjar.
    Antes disso, fui à direcção de tráfico de Madrid, e disseram-me que, sendo residente, teria obrigatoriamente de mudar a matrícula para espanhola.
    Quando fui fazer o distintivo, perguntei quanto tempo podia ter o carro em Espanha, e disseram-me que como estava empadronado, só podia andar em Espanha 1 mês com o carro (mas deram-me o distintivo até ao final do ano - 4 meses).

    Enfim... Já estou mais do que habituado, se vão tratar de um serviço em Madrid, cada espanhol vai-vos dizer uma coisa completamente diferente. Tanto assim é que já não dou muita atenção, não acredito, nas informações que eles me dão.
    Alguém sabe como funciona isso? É verdade que não podemos andar cá com o carro de matrícula portuguesa se estamos registados como moradores em Espanha?

    ResponderExcluir
  4. Ola sou portuguesa e vivo em espanha mas fiquei sem trabalho e penso em regressar ao meu país mas tenho um carro com matricula espanhola o que tenho que fazer para nao ter problemas no meu pais, neste momento nao o posso vender porque nao tenho dinheiro para comprar outro.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ola sou portuguesa e vivo em espanha mas fiquei sem trabalho e penso em regressar ao meu país mas tenho um carro com matricula espanhola o que tenho que fazer para nao ter problemas no meu pais, neste momento nao o posso vender porque nao tenho dinheiro para comprar outro.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou em madrid de erasmus. E agora em dezembro vou a portugal passar o natal. O que pretendia era quando voltasse em janeiro para madrid, trazer o meu carro, pois só ca vou estar até dia 15 de fevereiro. Eu vivo numa casa alugada e será possivel conseguir um distinto de estacionamento? O que preciso de fazer?
    Obrigado

    ResponderExcluir