14 junho 2010

Salud Madrid - Tarjeta Sanitaria

O sistema de saúde da Comunidad de Madrid é designado por Salud Madrid. A ele têm acesso todos aqueles que efectuem descontos para a Segurança Social (Seguridad Social), assim como utentes de sistemas se saúde estrangeiros, ao abrigo da normativa internacional.
Para poder aceder aos serviços de saúde da Salud Madrid é necessário fazer a Tarjeta Sanitária, equivalente ao nosso cartão de utente.
O pedido da Tarjeta Sanitária é feito no centro de saúde da área de residência (ver aqui), comparecendo no horário de solicitud de tarjetas (consultar no próprio centro) com os seguintes documentos:
- Certificado de empadronamiento
- NIE (caso tenha) e documento de identificação português
- Comprovativo da Segurança Social

Com o pedido da Tarjeta Sanitária é-nos automaticamente atribuído um médico, que está disponível diariamente de segunda a sexta-feira, dentro do intervalo horário escolhido como preferente, no centro de saúde da área de residência.
Para marcar uma consulta com o médico assistente basta marcar na véspera por telefone (número fornecido no centro de saúde) ou por internet.
De salientar que, em caso de baixa médica, apenas este médico poderá emitir o justificativo oficial de baixa médica (para apresentar à entidade laboral, por exemplo), mesmo que o caso clínico tenha sido acompanhado por médicos de entidades privadas.

Escrito em colaboração com Ana Fraga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário