11 junho 2010

Cinema em Versao Original (como na terrinha...)

Sendo Madrid uma cidade tão multicultural e com tantos “guiris” à solta, seria de esperar que houvesse uma grande oferta de salas de cinema em versão original (VOS). Infelizmente isto nao é verdade, já que os espanhóis (com honrosas excepções) são acérrimos defensores das suas dobragens, sendo mesmo capazes de discutir contigo que o gajo que dobra o Sean Connery tem uma voz melhor que o original… Enfim, como os tugas não têm a mesma opinião, aqui abaixo temos uma lista (que tentaremos manter actualizada) das salas de cinema VOS de Madrid.
Enjoy!

UGC Manoteras
Avenida de Manoteras, 40;
Metro: Virgen del Cortijo

Este complexo de cinemas na zona norte de Madrid fica um bocadinho fora de mão, sobretudo para quem não tem carro, mas a qualidade das salas compensa. Nem todos os filmes exibidos são em VOS, mas normalmente tem uma meia dúzia em exibição. Tem vários restaurantes e parking (com desconto para quem vai ao cinema). Costuma ter bons descontos para ir durante a semana.

Cine Ideal Yelmo Cineplex
Calle Doctor Cortezo, 6, Plaza de Jacinto Benavente
Metro: Sol, Sevilla, Tirso de Molina

Mais central impossível, este complexo de cinemas está mesmo ao lado da Puerta del Sol, por isso é tão popular (para algumas sessões é melhor comprar a entrada com antecedência). Aqui geralmente encontram-se os últimos blockbusters, mas atenção que nem todos os filmes em exibição são VOS. Algumas salas são pequenas, mas acho que é o único sítio que exibe filmes em 3D e em VO simultaneamente. A localização é excelente para “programas combinados” tipo jantar + cinema ou passeio + cinema. Utilizem o transporte público.

Cine Golem
Calle Martín de los Heros, 14
Metro: Plaza de España

Renoir Plaza de España
Calle Martín de los Heros, 12
Metro: Plaza de España

Renoir Princesa
Calle Princesa 5
Metro: Plaza de España

Estes 3 cinemas estão todos perto uns dos outros por isso tenho alguma dificuldade em distingui-los. As salas são geralmente pequenas. A selecção é bastante variada e ecléctica (sobretudo o Golem): aqui encontramos aquele filme norueguês que nos recomendou o amigo intelectual ou o último de Isabel Coixet. Também funciona muito bem para “programas combinados” já que a zona é bastante animada.

Renoir Retiro
Calle Narvaez 42
Metro: Ibiza

Renoir Cuatro Caminos
Calle Raimundo Fernández Villaverde, 10
Metro: Cuatro Caminos

Verdi Madrid
Calle Bravo Murillo 28
Metro: Canal

Estes 3 cinemas, em outras tantas zonas de Madrid, também têm uma boa selecção de filmes. Como já é habitual as salas não são muito grandes.

Cine Doré (Filmoteca Española)
Calle Santa Isabel n.º 3
Metro: Antón Martín, Tirso de Molina y Lavapiés.

Cinemateca espanhola. Consultem a programação na página Web.

Circulo de Bellas Artes
Calle de Alcalá, 42
Metro: Banco de España

O Circulo de Bellas Artes (CBA) é um centro multidisciplinar, com actividades que vão desde as artes plásticas até à literatura passando pela ciência, a filosofia, o cinema e o teatro. A Sede do CBA na Calle Alcalá tem grande valor arquitéctonico e foi declarado Monumento Histórico Artistico em 1981.

Um comentário:

  1. Olá. Da lista, ainda conheço poucos, mas dou o meu pequeno contributo. Vou com maior frequência ao Renoir Cuatro Caminos, por ser perto de casa. Tem poucas salas, de facto, mas a grande vantagem de os filmes não serem os blockbusters.
    Os cinemas da Plaza de España têm todos os tipos de filme, sendo que o Renoir (se não me engano, é o maior, na praça principal) parece-me ser o mais comercial, enquanto o Golem é o menos mainstream. As salas do Golem são as minhas preferidas. E têm uma casa-de-banho dentro da sala (desculpem lá a reacção parola-que-chega-à-cidade-grande, mas esta nunca tinha visto!).

    ResponderExcluir