09 março 2011
08 março 2011
Estas duas edificações, implantadas na “Plaza de Castilla” da cidade, são das mais emblemáticas da urbe e facilmente reconhecíveis pela sua estrutura de metal e vidro negro e, sobretudo, pela sua forte inclinação. Daí serem conhecidas popularmente como as torres inclinadas. Para levar a cabo o atentado, os etarras utilizariam o furgão “Iveco” de matrícula francesa apreendido em Espanha, a 9 de Janeiro de 2010, na localidade de Bermillo de Sayago, na região de Zamora e na raia com Portugal. O condutor deste veículo, Garkoitz Arieta, e Yañez Ortiz de Bayon, tripulante do carro de escolta, uma carrinha “Opel Astra”, deram-se à fuga em direcção ao nosso país onde acabaram por ser detidos por agentes da GNR após uma troca de tiros. Foi no perímetro urbano de Torre de Moncorvo, já a 40 quilómetros da fronteira.
No interior do “Iveco”, alugado no norte de França em 7 de Janeiro por Mikel Carrera, aliás “Ata”, então chefe dos comandos, seguia com rumo à base logística do Casal de Avarela, um verdadeiro arsenal: dez quilos de pentrita, substância utilizada para potenciar deflagrações, 50 relógios electrónicos que podiam funcionar como temporizadores para 50 bombas, e outros 25 temporizadores já montados. Deste rol constavam, ainda, 30 sensores de movimento para bombas lapa, que se colocam sob veículos e explodem com o seu andamento, e ampolas de mercúrio e de nitrato de prata. Foram então encontrados 200 circuitos eléctricos, duas centenas de conectores e 100 pilhas. No furgão estavam ainda três botijas de gás vazias que os etarras aproveitam para construir bombas de grande potência, serrando a parte superior do recipiente que depois carregam com explosivos. Só com este material, a ETA podia construir 75 engenhos e 30 bombas lapas. Recorda-se que na vivenda do Casal de Avarela, um verdadeiro laboratório, foram apreendidos cerca de mil quilos de explosivos. Estas instalações eram ocupadas por Oeir Melgo e Andoni Zengotitabengoa. Este último viria a ser detido pelas autoridades portuguesas na noite de 11 de Março do ano passado no aeroporto da Portela, em Lisboa, quando se preparava para tomar o voo da TAP rumo a Caracas, na Venezuela.
Atentado marcado para 14 de Janeiro
Contudo, com este atentado não terminava a missão do comando. No furgão interceptado junto à fronteira portuguesa foi apreendida uma espingarda de precisão russa Mosjan Nagant, com mira telescópica. Nos últimos anos, foram encontradas na posse da ETA três armas deste tipo, utilizadas pelos atiradores de elite do Exército Vermelho na Segunda Guerra Mundial. O alvo, segundo agora foi revelado, era Patxi López, o socialista presidente do Governo autónomo basco e o atentado deveria ocorrer em Junho do ano passado. Com o assassinato de López, os etarras queriam obrigar as autoridades espanholas a negociar o fim da ilegalização de Batasuna, considerado o seu braço político.
04 março 2011
"Pero eso no es lo que parece haber dicho el Gobierno. Lo que ha dicho es que el 51% se lo reserva Aena, por tanto los aeropuertos siguen siendo públicos, independientemente de que pueda haber capital privado", ha señalado. Así, ha exhortado a que todo el mundo asuma su responsabilidad, al tiempo que ha aludido a la importancia de que se transmita "tranquilidad y serenidad" a la opinión pública, porque si los mensajes generan incertidumbre en lugar de confianza "se perjudica a los más débiles".
03 março 2011
After Ireland and Greece, financial markets have lined up Portugal as the next domino to be toppled in the euro area’s sovereign-debt crisis. A tense start to the year, as Portuguese bond yields rose, was followed by only a brief period of calm. Investors now seem less and less willing to give the government of José Sócrates the benefit of the doubt.
"Hombres G" foi um grupo imensamente popular em Espanha nos anos 80 e 90. Este hit faz parte do seu primeiro álbum de 1985. Ao estilo Beatles, pelo meio lançaram também um par de filmes, “Sufre mamón” y “Suéltate el pelo” (o titulo original era “La cagaste… Burt Lancaster” mas não puderam usar este titulo por ameaças legais do actor). Não vi as pelis, mas os títulos têm graça…
Em 1992 separaram-se para perseguir projectos a solo, mas voltaram a encontrar-se em 2003 e lançaram uma colectânea e um par de álbuns mais.
Em 2009 decidiram lançar os seus temas directamente por internet no seu canal www.hombresg.tv onde facilitam a comunicação com os seus fãs.
Estoy llorando en mi habitación
Todo se nubla a mi alrededor
Ella se fue con un niño pijo
Tiene un ford fiesta blanco
Y un jersey amarillo.
Por el parque la veo pasar
Cuando se besan lo paso fatal
Voy a vengarme de ese marica
Voy a llenarle el cuello
De polvos pica pica
Sufre mamón, devuelveme a mi Chica
O te retorceras entre polvos pica pica
Sufre mamón, devuelveme a mi Chica
O te retorceras entre polvos pica pica
Le he quemado su Jersey
Y se ha comprado cinco o seis
Voy a destrozarle el coche
Lo tengo preparado voy esta noche.
No te reiras nunca mas de mi
Lo siento nene vas a morir
Tu me quitaste lo que mas queria
Y volvera conmigo, volvera algún dia.
28 fevereiro 2011
24 fevereiro 2011
E para T.P.C podem procurar outro êxito de Miguel Bosé, Amante Bandido, de 1984, em que Miguel nos demonstra a sua admiração por Indiana Jones...
Ese modo de andar...
Ese look cha... cha... cha
Casi, casi vulgar
Y esas cejas...
Me sentí castigar
Te dije si... si...
Por tu forma de amar...
Tan salvaje...
Hay un ángel en tu mirada
Inquietante tabú
Nena... luna serena
Todo es posible... menos tu
Nena... ámbar y arena
Boca insaciable solo tu...
(Promesas y mentiras)
Solo tu... (Estrella de mi corazón)
Solo tu... (Sofisticada diva)
Solo tu... (Ola... una ola... una ola... una ola)
No he podido escapar
De ese aquí, de ese allá
Me deje dominar...
Poco a poco...poco
Quiéreme con pasión
Y dime si... si...
Una vez y otra mas
Que locura...
Hay un ángel en tu mirada
Ese que sabes solo tu... solo tu
(Estribillo)
Quiéreme con pasión
Y dime si... si...
Una vez y otra mas
Que locura...
Hay un ángel en tu mirada
Ese que sabes solo tu... solo tu
Deja ya de llorar
Deja ya de llorar
(Nena) deja ya de llorar
(Nena) deja ya de llorar
(Nena) deja ya...
(Nena) deja ya...
(Nena)... (Nena)...
PS: Há versões alternativas da letra, mas isso deixo para que vocês investiguem...
23 fevereiro 2011
21 fevereiro 2011
18 fevereiro 2011
17 fevereiro 2011
Foi inaugurada em Fevereiro de 1961, e ligava as estações de Carabanchel e Plaza de España, designando-se então por linha S (Suburbana). Nos anos 80, passou a designar-se linha 10 e chegava até Alonso Martinez. Nos anos 90 foi feita a ligação à antiga linha 8 (Nuevos Ministérios - Fuencarral), obrigando a grandes alterações estruturais no troço inicial, que era mais estreito. Foi também construída a estação de Gregorio Marañón, intermédia entre as duas linhas originais. O troço Casa de Campo - Aluche foi mais tarde integrado na linha 5, e a partir da Casa de Campo a linha 10 foi alargada até à Puerta del Sur, onde chegou em 2003. A linha 10 foi também ampliada a norte, tendo em 2007 chegado a Hospital Santa Sofía, unindo as cidades de Alcobendas e San Sebastián de los Reyes.
16 fevereiro 2011
Público geral: sexta 18 a domingo 20, das 12h às 20h.
Programa completo ARCO 2011 en PDF
Entrada geral: 32 €
Entrada General + Catálogo Oficial: 66 €
http://www.arco.ifema.es/
15 fevereiro 2011
14 fevereiro 2011
(Notícia gentilmente partilhada por André Albuquerque)
10 fevereiro 2011
Sem vento e com um anticiclone a funcionar como um chapéu sobre a cidade, Madrid está há cerca de uma semana coberta por uma camada de poluentes, que teimam em não dispersar. Situação semelhante foi verificada, também, em Barcelona.
Os principais poluentes são o óxido de azoto e as partículas, expelidos sobretudo pelos escapes dos automóveis, mas também pelas chaminés das indústrias. As autoridades locais sustentam que os níveis de alerta não estão a ser superados. Mas, ainda assim, começaram ontem a difundir um pedido à população para evitar o uso do automóvel e recorrer ao transporte colectivo.
Nos painéis informativos da M-30, uma via de circunvalação de Madrid, os avisos começaram a ser difundidos às 17h40 de ontem. Em Barcelona, a velocidade máxima nos acessos à cidade foi reduzida, temporariamente, para 80 quilómetros por hora.
Na capital espanhola, os alertas não estão a resultar. Dados divulgados esta manhã pelo edição online do jornal El Pais indicam que o tráfego na M-30 – por onde passam 180.000 carros por dia – caiu apenas 0,23 por cento.
De acordo com o sistema de controlo da qualidade do ar de Madrid, o nível de alerta é atingido quando todas as estações de uma determinada zona da cidade superam 400 microgramas de dióxido de azoto (NO2) por metro cúbico de ar, durante três horas consecutivas.
A organização não-governamental espanhola Ecologistas em Acção considera, porém, os limites fixados pelas autoridades como “extremamente laxistas e tolerantes”. “Isto significa que, enquanto se superam os limites legais legais de contaminação, estes níveis auto-declarados pelo governo municipal nunca se atingem”, justifica o comunicado.
Por lei, em cada estação de medição da qualidade do ar, a concentração horária de NO2 registada não pode ultrapassar 200 microgramas por metro cúbico mais de 18 vezes por ano. “Dá-se o paradoxo de que, em Madrid, há estações que superaram o valor legal para todo um ano, sem que se tenha sequer alcançado o nível de aviso municipal”, diz o comunidado.
A situação de poluição deverá manter-se por mais alguns dias, até que as condições meteorológicas permitam a sua dispersão.
08 fevereiro 2011
FARO DE LISBOA
Yo que recorro los mares y que palmo a palmo el mundo
de un confín a otro confín
hoy tomo mi último rumbo desde mi cuerpo hasta el tuyo
desde donde estoy a ti
tú que recorres Lisboa y sus calles y sus fondas
con hombres de una sola vez
tú serás mi último puerto para amarrarme a tu alma
y sólo yo vivir en él
Faro que alumbras al mundo por encima de la tempestad
devuélveme la esperanza a y que brille mi estrella
pero no en soledad oye mi voz mi última oportunidad
faro que alumbras al mundo alumbra mi vida
Fotos y cartas marchitas de cuando planes y sueños
aún vivían en su pel dos vidas en dos maletas
entre Lisboa y Madrid en una estación de tren
él se durmió para siempre con su billete en la mano
en un banco del andeén
y ella se apagó de golpe como se apaga una vela
después del amanecer
Faro que alumbras al mundo por encima de la tempestad
devuélveme la esperanza a y que brille mi estrella
pero no en soledad oye mi voz mi última oportunidad
faro que alumbras al mundo alumbra mi vida
Hoy reposan en silencio uno siempre junto al otro
aunque en alma y papel
por fin se unieron sus vidas volcando las dos maletas
sobre su mar a la vez
otra historia como tantas de amor y de mala suerte
y de un destino traidor pero en el puerto en Lisboa
cuando la luna te aplasta alguien canta esta canción
Faro que alumbras al mundo por encima de la tempestad
devuélveme la esperanza a y que brille mi estrella
pero no en soledad oye mi voz mi última oportunidad
faro que alumbras al mundo alumbra mi vida