07 novembro 2010

Madrid é verde 
A cidade de Madrid acaba de ganhar o prestigiante prémio Green Good Design 2010, atribuido pelo The Chicago Athenaeum e The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies, como reconhecimento da implementação de diversas iniciativas urbanas sustentáveis.

Nesta semana de 4 a 7 de Novembro as mesmas duas instituições, em conjunto com o Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid,  organizam um encontro internacional de arquitectura sob o mote The city and the world: Madrid Symposium.

Várias foram as iniciativas que contribuiram para a atribuição do prémio de este ano  à cidade de Madrid. Entre elas, destacam-se as muitas zonas verdes de que dispõe, tanto as mais recentes, (criadas depois da conclusão dos tunéis da M-30, ou as relacionadas com o projecto de Madrid Rio, como também as zonas verdes históricas, por exemplo do Retiro ou da Casa de Campo.

O verde de Madrid destaca, já que actualmente a cidade tem uma média de 16 metros quadrados de zonas verdes por cada habitante, o que ultrapassa largamente os 10 metros quadrados por habitante recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Madrid é a segunda cidade do mundo (a primeira é Tóquio) com mais árvores: 298 mil unidades. As zonas verdes não tem parado de crescer: desde 1997 o aumento foi de 16% e na actualidade 82% da área de Madrid são zonas verdes.

The Chicago Athenaeum, o principal promotor deste prémio Good Design, é um importante museu de arquitectura e design, fundado em 1988 e que desde então se dedica a promever o conceito de que o design pode e deve repercutir positivamente na nossa qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário