14 setembro 2010

Processo de Homologação de Cursos Universitários em Espanha

As pessoas que terminam a sua formação universitária pós-Bolonha têm, naturalmente, homologação directa na Comunidade Europeia. No entanto, aqueles que dispõem de cursos superiores anteriores ao Tratado de Bolonha necessitam realizar vários trâmites para obter a homologação oficial.

Gostaria de enfatizar que as seguintes linhas foram escritas à base da minha experiência pessoal e das de algumas pessoas que me rodeiam, pelo que não quer dizer que este processo seja sempre igual ao que eu descrevo, já que “ouvi” de outras pessoas que foi diferente, mas não sei até que ponto é verdade. De qualquer maneira quando houver “pontos quentes” falarei dos vários caminhos a seguir. Os prazos também são prazos aproximados e que podem variar.

Relembro que existem duas maneiras para realizar a homologação; até ao ponto 6 é igual para toda a gente. Depois há o caminho B (homologação por exame ou prácticas), e o caminho A, comum à forma directa e à forma com exames.
Passo 1
Duração: 1/2 dia
Visitar e ler a informação que vem na página web do Ministerio de Educación, e em seguida, mais especificamente, neste site.

Passo 2
Duração: 5min
Preencher o formulário de solicitud (PDF), cujo donwload pode ser feito directamente desde a página.

Passo 3
Duração: 1 dia
Pagar as taxas, actualmente são 91€ (Julho de 2010).
A maneira de pagar a taxa é no mínimo curiosa, depois de efectuar o download e preencher o modelo 790 em triplicado, é necessário dirigir-se a um dos bancos indicados para pagar. Uma das cópias preenchidas é para o banco, a outra é para a pessoa que efectua o pagamento e a terceira é para entregar junto do formulario de solicitud, pelo que é necessário pagar antes de ir entregar o dito documento.

Passo 4
Duração: 1 a 15 dias
Para entregar a solicitud existem vários sítios (registros), mas recomendo ir directo a la Calle Los Madrazo, nº 15-17 em Madrid, tem muitas vezes filas imensas mas é o sitio onde vão parar todas as solicitudes. Ir directamente a este registro permite ganhar até uns 15 dias, já que é o tempo que pode passar entre que a solicitud sai de outro registro e entra neste.

Passo 5
Duração: 3 a 6 meses
Esperar que respondam somente para dizer que receberam os papéis, indicar o número de expediente e pouco mais. O número de expediente identifica o procedimento de cada pessoa, é este número que há que indicar quando se telefona a perguntar o estado do processo.

Passo 6
Duração: 2 a 6 meses
Esperar, de novo, para que indiquem se dão a homologação directa a um título espanhol ou se é necessário realizar exames a algumas disciplinas. Este é o tramite de audiência, como lhe chamam, já que o interessado pode responder dependendo do caso que título escolhe (prefere) e realizar as devidas alegações.

No caso de ser necessário realizar exames o interessado pode enviar mais documentos que ache convenientes, para que a comissão os estude e, com sorte, não seja necessário realizar exames a essas disciplinas (experiência própria, por muito que se lhes mande não prestam atenção e vai ser necessário realizar os mesmos exames que disseram no início).

Muitas vezes também há a possibilidade de escolher, em vez dos exames, a realização de prácticas (experiência própria, escolher exame). Também podem ser que atribuam homologação a mais que um título, sendo necessário escolher qual.

Homologação com exames, B1
Quase de certeza que vão responder que os exames que são necessários realizar são os mesmos que disseram antes. Este papel permite a matrícula em qualquer universidade de Espanha que tenha essas disciplinas a examinar. É preferível melhor escolher uma que tenha o curso do qual se pede a homologação e próxima de casa.

Atenção!!!!!!!! As matrículas são feitas como um estudante normal dessa universidade no que diz respeito aos prazos, que costumam ser de Setembro a Outubro. De qualquer forma, aconselha-se que se confirme directamente com a universidade elegida.

Homologação com exames, B2
Duração: até 2 anos
Fazer os mesmos exames que os outros estudantes dessas universidades (tal como foi o meu caso, mas conheço pessoas que falaram com os professores e fizeram uns trabalhitos e passaram). As notas saem como se fosse um estudante normal, se forem disciplinas de 2 semestres diferentes, demora quase 1 ano para passar este trâmite.

Homologação com exames, B3
Duração: 7 dias a 3 meses
Depois de aprovados todos os exames, a universidade manda os papeis ao Ministerio de Educacación y Ciencia, recomendo chatear bastante para acelerar o processo, pois podem demorar uns 3 meses para algo que se faz em 7 dias.

Homologação com exames e directa, A1
É o tempo aproximado que demoram a enviar o documento que é necessário para poder ir ao Ministerio de Educación no Paseo de La Castellana (recomenda-se confirmar a morada em http://www.mec.es/ ou através de 902218500) e aí solicitar o certificado de Título homologado.

Homologação com exames e directa, A2
Duração: 1 a 3 meses
Tempo que demora para poder ir levantar o certificado. O interessado é avisado por carta quando o mesmo estiver disponível. Além disso é indicado um telefone para poder marcar o dia e a hora para o ir - finalmente - levantar.

Toda esta informação foi gentilmente partilhada pelo Helder Barata.
Como sempre, agradecemos que nos avisem caso tenham conhecimento que alguma da informação apresentada esteja desactualizada.

8 comentários:

  1. Cara senhora:

    Este processo já não existe. A homologação desde Dezembro de 2009 é directa para cidadãos provenientes da União Europeia.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    a informação de que dispomos é que este processo continua a ser necessário. Pode ajudar-nos indicando-nos as suas fontes? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Embora não tenha sido eu a postar o primeiro comentário, afirmo o mesmo.
    Minha experiencia pessoal.
    Pre-bolonha, e homologação em 2 meses.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada pela info. Na página http://www.educacion.es/educacion/universidades/educacion-superior-universitaria/titulos/homologacion-titulos/homologacion-titulos-universitarios.html continua a aprecer a descrição do procedimento tal como o Helder Barata indicou no texto. Poderia indicar-me um link/telefone/mail para onde contactou quando fez a sua homologação, para telefonar para lá e tentar perceber porquê a incongruência de informações. Também sabemos de pelo menos mais um caso de um português que se encontra neste momento a passar pelo processo referido.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gostaria de saber se há mais informaçao sobre o procedimento de homologaçao de cursos em Espanha, se se mantém este que foi explicado aqui ou se mudou.

    Pela informaçao que me deram na linha do Ministerio da Educaçao, há que enviar toda a papelada traduzida oficialmente para lá.

    Muito obrigada pela vossa ajuda

    ResponderExcluir
  6. Norita,

    sim, não nos livramos das traduções oficiais...
    mas se o processo for mais rápido do que o descrito pelo Hélder, já seria bom.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada Maggie!
    Desculpa não ter dito nada antes, mas não sabia que eram tão rápidos a responder :)
    Vamos lá ver no que dá!

    ResponderExcluir
  8. Sou português em Espanha e peço ajuda sob a forma de esclarecimentos a quem o puder fazer pfv.
    Actualmente, quem tenha uma licenciatura pós bolonha deveria ter direito a homologação em Espanha. Pergunto isto pois conheço um caso em que a mesma, num concurso para uma Univerdade, foi recusado pela mesma por não ser reconhecido nem estar homologado, hoje mesmo. Obg

    ResponderExcluir