09 setembro 2010

Noite em Branco: contagem decrescente

aqui tinhamos anunciado: no próximo sábado, dia 11 de Setembro decorre mais uma Noche en Blanco em Madrid. Para os que não conhecem este evento, La Noche en Blanco acontece todos os anos em Setembro. São mais de cento e cinquenta actividades culturais espalhadas por toda a cidade com a particularidade de aconteceram todas depois do sol dar lugar à noite. Há música, teatro, dança, cinema, desenho... tudo grátis para todos, até que a noite termine.

Os melhores espectáculos esgotam depressa, é preciso ir para a fila ou reservar com antecedência, sobretudo os teatros. Os museus mantém-se abertos gratuitamente, as ruas do centro de Madrid enchem-se de gente e animação. Para abrir o apetite de quem nunca experimentou, aqui fica uma descrição dum roteiro (dos muitos possiveis) da passada edição, vivido na primeira pessoa pelo Henrique Cepada, um TugaMadrid com o bichinho da fotografia.
Comecei na Plaza Mayor onde várias pessoas davam balões branco com poemas. Havia centenas de "globos" pelo céu, muitos voavam já perdidos de alguém que os deixou escapar. Era uma imagem bonita.
Rumei à Puerta del Sol e atrás do El Corte-Inglés havia um concerto no mínimo curioso. O público era convidado a tocar num tupperware. Cada um emitia um som de um instrumento orquestral. Curioso mas mais divertimento para quem participa do que para quem assistia já que a tentativa de reproduzir uma música não passava disso mesmo, uma tentativa.
Subindo um pouco mais chego à Gran Via, que estava fechada ao tráfego. Milhares de pessoas caminhavam pela avenida mais movimentada de Madrid. No centro grande torres em forma de paralelepípedo iluminavam com várias cores os edifícios da avenida, tornando-a ainda mais colorida.
Desci depois em direcção ao Palácio Real, havia cinema ao ar livre. Comprei umas pipocas ao lado da cabine de projecção, sentei-me e recolhi o meu balão "poético" para não perturbar a visão. O filme era japonês, uma comédia em jeito de drama que me cativou durante a primeira hora de exibição. Por mais que me apetecesse ficar até ao fim estava a ficar gelado. Fazia um pouco de frio e ao fim de uma hora sem me mexer não consegui aguentar mais.
Ainda passei no jardim do Templo de Debod, havia alguma música e manifestações de solidariedade, mas cansado e com frio voltei para casa pouco depois. Deixo-vos um interessante vídeo em timelaps da Gran Via dessa noite.


Na página oficial do evento encontra-se informação de todas as actividades a realizar, bem como a hora e o local e até os artistas que vão participar. Aos que ficam e aos que vêm a Madrid este fim-de-semana, não percam esta oportunidade de passar uma noite diferente.

Como ponto negativo é apenas necessário referir que, ao contrário de anos anteriores, o Metro de Madrid não vai ampliar o seu horário de funcionamento.

Post feito com a colaboração de Henrique Cepeda. Fotos também de Henrique Cepeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário