01 abril 2011

Dia das Mentiras vs dia dos Inocentes 
O equivalente espanhol ao português Dia das Mentiras é o Día de los Santos Inocentes. Em quanto o dia das Mentiras acontece a 1 de Abril (hoje!!!), o dia dos Inocentes decorre a 28 de Dezembro.

Em ambas as datas é costume contar mentiras, ou inocentadas. No México, Espanha, Chile e em outros países hispânicos os meios de comunicação costumam fazer brincadeiras ou exageram o conteúdo da notícia. Algumas notícias são tão sérias que facilmente enganam o leitor desprevenido.

O que difere é a origem desta "celebração". Em Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão e Brasil, o 1 de Abril conhece-e como April's Fools ou Dia das Mentiras, não tendo conotações religiosas.

Pelo contrário, o Dia dos Inocentes de 28 de Dezembro regista o episódio bíblico do massacre das crianças menores de dois anos, ordenado pelo Rei Herodes com o objectivo de eliminar o recém-nascido Jesus da Nazaré.

Depois de uma pessoas perceber a origem do dia dos Inocentes já nem dá vontade de "celebrar" nada, não acham? O nossos hermanos têm por vezes estes humores especialmente negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário