28 fevereiro 2011

Carnaval em Madrid 2011


Embora o próximo dia 8 de Março não seja feriado, tal não quer dizer que em Madrid não se festeje o Carnaval. Este ano o tema é Fiesta de los Locos e os festejos decorrem entre os dias 4 e 9 de Março.

De entre os vários eventos programados para estes dias, destacaria a Inauguración del Carnaval na Plaza de la Villa na próxima sexta-feira (dia 4) pelas 19h, a que se seguirá um teatro de rua com efeitos pirotécnicos na Plaza Mayor. No Sábado (dia 5) a partir das 19h terá lugar o Gran desfile de Carnaval, entre Paseo de Coches del Retiro e Colón. Pelas 23h realiza-se um concurso de máscaras no Salón de Baile del Círculo de Bellas Artes.

O programa completo apresenta outras propostas culturais bastante interessantes e pode ser consultado aqui.

24 fevereiro 2011

Tugas vão à disco - Nena - Miguel Bosé

Começamos una nova secção no Tugasmadrid. "Tugas vão à disco" é para preparar o finde , e ajudar os tugas a não estar tão perdidos entre as espanholadas habituais de qualquer discoteca madrileña. É que isto não pode ser só DNI, trabalho, burocracias e coisas chatas!...
E começamos com um clássico ochentero, imperdível em qualquer juerga que se preze. Os portugueses mais atentos lembram-se de Miguel Bosé do filme Saltos Altos de Pedro Almodovar em que interpretava um juiz travesti (típico Almodovar...). Alguns anos antes de esse filme, em 1986, Miguel Bosé lançou "Nena". “Nena” foi um exitazo na época e continua a ser hoje já que em 2007 foi reeditada em versão dueto com Paulina Rubio. Hoje praticamente só se ouve esta versão, mas os puristas preferem a original...
E para T.P.C podem procurar outro êxito de Miguel Bosé, Amante Bandido, de 1984, em que Miguel nos demonstra a sua admiração por Indiana Jones...



Ese modo de andar...
Ese look cha... cha... cha
Casi, casi vulgar
Y esas cejas...

Me sentí castigar
Te dije si... si...
Por tu forma de amar...
Tan salvaje...

Hay un ángel en tu mirada
Inquietante tabú

Nena... luna serena
Todo es posible... menos tu
Nena... ámbar y arena
Boca insaciable solo tu...
(Promesas y mentiras)
Solo tu... (Estrella de mi corazón)
Solo tu... (Sofisticada diva)
Solo tu... (Ola... una ola... una ola... una ola)

No he podido escapar
De ese aquí, de ese allá
Me deje dominar...
Poco a poco...poco

Quiéreme con pasión
Y dime si... si...
Una vez y otra mas
Que locura...

Hay un ángel en tu mirada
Ese que sabes solo tu... solo tu

(Estribillo)

Quiéreme con pasión
Y dime si... si...
Una vez y otra mas
Que locura...

Hay un ángel en tu mirada
Ese que sabes solo tu... solo tu

Deja ya de llorar
Deja ya de llorar
(Nena) deja ya de llorar
(Nena) deja ya de llorar
(Nena) deja ya...
(Nena) deja ya...
(Nena)... (Nena)...

PS: Há versões alternativas da letra, mas isso deixo para que vocês investiguem...

23 fevereiro 2011

Madrid Rio
O eterno projecto Madrid Río chega por fim a bom termo e bom resultado: Madrid tem um novo grande parque com mais de 10 km de comprimento que acompanha o Manzanares, o rio de Madrid (se não sabias que Madrid tinha rio, vai directo para a prisão sem passar pela casa da partida e sem receber dois mil escudos). Com os dias a crescerem e a Primavera quase a chegar, parece que teremos uma alternativa séria ao Retiro. :)

O melhor de Madrid Rio, PDF 1,3 MB

21 fevereiro 2011

Espanhol para Tugas - Dichos y Modismos
Hacerse el sueco 
Fazer-se desentendido, fingindo não ouvir, ver ou entender algo.
Pensa-se que esta expressão tem origem nos visitantes do norte da Europa, suecos ou não (mas louros e de pele clara), pela sua postura mais fria e distante e pela dificuldade em entenderem a língua espanhola.
Expressões sinónimas: hacerse el tonto; no enterarse de nada.

Andarse por las ramas
Quando uma pessoa não vai directamente ao fundo da questão e se perde em coisas insignificantes.
Expressões sinónimas: irse por los cierros de Úbeda; no ir al grano.

Cortar el bacalao
Frase familiar que se utiliza para identificar quem manda ou dá ordens num lugar.
Exemplo: Mi madre es la que corta el bacalao en nuestra casa.
Esta expressão terá origem no facto de antigamente nas peixarias, ser o chefe ou encarregado o  responsável por cortar o bacalhau, já que para usar a guilhotina era necessário força e destreza. 

Dar jabón
Agradar (dar graxa) a alguém para disso tirar algum benefício.
Provavelmente a expressão tem origem na  antigo costume de passar sabão nas engrenagens das máquinas para que funcionassem melhor.
Expressões sinónimas: dar coba a alguien; dar betún a alguien; hacerle la pelota a alguien.

Dar la lata
Chatear alguém para conseguir algo.
Exemplo: María está dandole la lata a su padre para que le deje salir.
Expressões sinónimas: dar el latazo; dar la palizadar la vara.

Echar el guante
Apanhar alguém.
Exemplo: La policía les echó el guante a los ladrones.

18 fevereiro 2011

Visitas Guiadas no Parque das Nações em Lisboa 

17 fevereiro 2011

A Linha 10 faz 50 anos 
 
A linha 10 do Metro de Madrid é uma das linhas mais utilizadas dado o seu práctico trajecto que atravessa a cidade de norte a sul.
Foi inaugurada em Fevereiro de 1961, e ligava as estações de Carabanchel e Plaza de España, designando-se então por linha S (Suburbana). Nos anos 80, passou a designar-se linha 10 e chegava até Alonso Martinez. Nos anos 90 foi feita a ligação à antiga linha 8 (Nuevos Ministérios - Fuencarral), obrigando a grandes alterações estruturais no troço inicial, que era mais estreito. Foi também construída a estação de Gregorio Marañón, intermédia entre as duas linhas originais. O troço Casa de Campo - Aluche foi mais tarde integrado na linha 5, e a partir da Casa de Campo a linha 10 foi alargada até à Puerta del Sur, onde chegou em 2003. A linha 10 foi também ampliada a norte, tendo em 2007 chegado a Hospital Santa Sofía, unindo as cidades de Alcobendas e San Sebastián de los Reyes.

16 fevereiro 2011

ARCO 2011 
A ARCO 2011, a Feira Internacional de Arte Contemporânea mais famosa de Espanha, celebra este ano a sua trigésima edição. Desde amanhã e até ao próximo domingo, dia 20 de Fevereiro, poderá conhecer-se as obras de cerca de 190 galerias, às que se juntam mais 8 galerias representantes da Rússia, o país convidado. Sendo uma feira dedicada sobretudo a coleccionistas, a ARCO tem vindo a atrair cada vez mais público leigo na matéria. Além disso, esta é a principal montra para os jovens talentos espanhóis e também portugueses.

Quem visitar a ARCO este ano poderá ainda ver ao vivo a obra mais cara de um artista espanhol vivo – “Madrid desde Torres Blancas”, de Antonio López – vendida em Junho de 2008 por mais de 1,74 milhões de euros.

Público geral: sexta 18 a domingo 20, das 12h às 20h.
Programa completo ARCO 2011 en PDF
Entrada geral: 32 €
Entrada General + Catálogo Oficial: 66 €
http://www.arco.ifema.es/

A hiper realista Madrid desde Torres Blancas, de Antonio López

15 fevereiro 2011

Europe's West Coast
Aqui fica o mais recente video de promoção turística do nosso país, para convencer os amigos estrangeiros a visitarem Portugal. Assim ajudamos a economia portuguesa e como efeito colateral, os nossos amigos ficarão para sempre agradecidos por lhes termos feito ver o que andavam a perder. Portugal tem muitos problemas, mas de que é o mai lindo não restam dúvidas.

14 fevereiro 2011

Colabora com os TugasMadrid 
Como já devem ter reparado, ultimamente o TugasMadrid anda escasso de posts. Não é que não haja sobre o que escrever, mas às colaboradoras habituais tem-nos faltado tempo e portanto não temos conseguido produzir textos com a mesma intensidade de outros momentos. Ora, queremos que o blog continue a ter utilidade para todos os portugueses que cá vivem e também para os que chegam. Quem goste de escrever e esteja interessado em participar neste projecto sem fins lucrativos, envie-nos um mail. O que é necessário? Naturalmente, ser português residente em Madrid, ter vontade de contribuir para a comunidade e assumir um compromisso de postar pelo menos uma vez a cada quinze dias. Os temas? Dentro da linha que temos seguido, ou coisas novas, todas as sugestões são bem-vindas e serão devidamente analisadas.

Animem-se a participar! Podemos ajudar-nos muitos uns aos outros partilhando conhecimentos e experiências utéis.
Madrid já tem casa de fados
Agora já podem converter os vossos amigos espanhóis à causa, sem terem de os levar a Portugal...

(Público.pt) “Silencio!, se va a cantar el fado”. É capaz de ser mais ou menos assim que começam as sessões da canção nacional n’ O Infante, a primeira casa de fados de Madrid. É uma extensão do restaurante de cozinha portuguesa Trás-os-Montes, localizado na Calle Senda del Infante n.º 28 (Mirasierra) e pertencente a José Alves e Maria da Graça (que detêm outro espaço próximo, o Transmontano), portugueses de origens transmontanas, com três décadas de vida e trabalho em Madrid — aliás, sublinham, o restaurante Trás-os-Montes é tão conceituado que o rei Juan Carlos “é um cliente assíduo”. A casa de fados, cujo baptismo homenageia o Infante D. Henrique, propõe “um ambiente que recria as típicas tabernas portuguesas dos anos 30”, “revestido de madeira para favorecer a acústica” e sublinhado a “azulejos de cor azul e branca” que recriam “a ponte D. Luís, o Douro e os barcos rabelo” e inclui um palco voltado para “um conjunto de 15 mesas com cadeiras baixas de pele”, “grandes cortinados portugueses” ou “imponentes candeeiros de aranha”. A inauguração foi com uma festa privada no final de Janeiro e contou com a fadista alfacinha Filipa Tavares, tendo a casa aberto portas ao público no último fim-de-semana. Agora, depois de “um típico jantar português” (o bacalhau é rei, claro), há fados ao vivo todas as sextas e sábados, das 23h30 às 4h00 — quem ficar a jantar no restaurante poderá assistir via circuito interno de televisão. Se estiver por Madrid este fim-de-semana, pode contar com Isabel Sousa, acompanhada por Bernardo Romão (guitarra portuguesa), João Veiga (viola fado) e Francisco Gaspar (viola baixo). [L.J.S.]

(Notícia gentilmente partilhada por André Albuquerque)

10 fevereiro 2011

Media: Nuvem de poluição envolve Madrid
(Público.pt) A cidade de Madrid está a enfrentar uma persistente nuvem de poluição provocada pelos automóveis e potenciada pelas condições meteorológicas. Um apelo das autoridades para que as cidadãos deixem os seus carros em casa não está, porém, a resultar.
Sem vento e com um anticiclone a funcionar como um chapéu sobre a cidade, Madrid está há cerca de uma semana coberta por uma camada de poluentes, que teimam em não dispersar. Situação semelhante foi verificada, também, em Barcelona.

Os principais poluentes são o óxido de azoto e as partículas, expelidos sobretudo pelos escapes dos automóveis, mas também pelas chaminés das indústrias. As autoridades locais sustentam que os níveis de alerta não estão a ser superados. Mas, ainda assim, começaram ontem a difundir um pedido à população para evitar o uso do automóvel e recorrer ao transporte colectivo.

Nos painéis informativos da M-30, uma via de circunvalação de Madrid, os avisos começaram a ser difundidos às 17h40 de ontem. Em Barcelona, a velocidade máxima nos acessos à cidade foi reduzida, temporariamente, para 80 quilómetros por hora.

Na capital espanhola, os alertas não estão a resultar. Dados divulgados esta manhã pelo edição online do jornal El Pais indicam que o tráfego na M-30 – por onde passam 180.000 carros por dia – caiu apenas 0,23 por cento.

De acordo com o sistema de controlo da qualidade do ar de Madrid, o nível de alerta é atingido quando todas as estações de uma determinada zona da cidade superam 400 microgramas de dióxido de azoto (NO2) por metro cúbico de ar, durante três horas consecutivas.

A organização não-governamental espanhola Ecologistas em Acção considera, porém, os limites fixados pelas autoridades como “extremamente laxistas e tolerantes”. “Isto significa que, enquanto se superam os limites legais legais de contaminação, estes níveis auto-declarados pelo governo municipal nunca se atingem”, justifica o comunicado.

Por lei, em cada estação de medição da qualidade do ar, a concentração horária de NO2 registada não pode ultrapassar 200 microgramas por metro cúbico mais de 18 vezes por ano. “Dá-se o paradoxo de que, em Madrid, há estações que superaram o valor legal para todo um ano, sem que se tenha sequer alcançado o nível de aviso municipal”, diz o comunidado.

A situação de poluição deverá manter-se por mais alguns dias, até que as condições meteorológicas permitam a sua dispersão.

08 fevereiro 2011

Entre Lisboa y Madrid...

FARO DE LISBOA



Yo que recorro los mares y que palmo a palmo el mundo
de un confín a otro confín
hoy tomo mi último rumbo desde mi cuerpo hasta el tuyo
desde donde estoy a ti
tú que recorres Lisboa y sus calles y sus fondas
con hombres de una sola vez
tú serás mi último puerto para amarrarme a tu alma
y sólo yo vivir en él

Faro que alumbras al mundo por encima de la tempestad
devuélveme la esperanza a y que brille mi estrella
pero no en soledad oye mi voz mi última oportunidad
faro que alumbras al mundo alumbra mi vida

Fotos y cartas marchitas de cuando planes y sueños
aún vivían en su pel dos vidas en dos maletas
entre Lisboa y Madrid en una estación de tren
él se durmió para siempre con su billete en la mano
en un banco del andeén
y ella se apagó de golpe como se apaga una vela
después del amanecer

Faro que alumbras al mundo por encima de la tempestad
devuélveme la esperanza a y que brille mi estrella
pero no en soledad oye mi voz mi última oportunidad
faro que alumbras al mundo alumbra mi vida

Hoy reposan en silencio uno siempre junto al otro
aunque en alma y papel
por fin se unieron sus vidas volcando las dos maletas
sobre su mar a la vez
otra historia como tantas de amor y de mala suerte
y de un destino traidor pero en el puerto en Lisboa
cuando la luna te aplasta alguien canta esta canción

Faro que alumbras al mundo por encima de la tempestad
devuélveme la esperanza a y que brille mi estrella
pero no en soledad oye mi voz mi última oportunidad
faro que alumbras al mundo alumbra mi vida

07 fevereiro 2011

Um pouco de história
Para começar a semana, aqui fica um vídeo com a história da cidade de Madrid (resumida). Apesar de um pouco desactualizado (refere o edifício Picasso como o mais alto, as quatro torres ainda não estavam terminadas) é bastante interessante.

03 fevereiro 2011

Cursos de Formação Gratuitos
A Confederação Empresaria de Madrid (CEIM), entre as suas várias actividades, inclui cursos de formação gratuitos, tanto para trabalhadores como desempregados na Comunidad de Madrid.

Para o presente ano de 2011, são mais de 340 os cursos de formação que decorrerrão entre Janeiro e Novembro. Desde Qualidade e Meio Ambiente a Idiomas, passando por Informática e Comunicação, Gestão Empresarial, Serviços Socioculturais, etc., as opções são bastantes.

As modalidades de Formação também variam: os cursos podem ser presenciais, à distância, mistos ou teleformação. Todos os cursos, horários, conteúdos e outras informações utéis podem ser obtidos na página www.ceim.es/formacion .

02 fevereiro 2011

Radar de Guadarrama já em funcionamento
Esta informação é útil sobretudo para os que viajam em automóvel para o centro ou norte de Portugal. O novo radar do túnel de Guadarrama registou 273 infracções na sua fase de testes.

Este radar está localizado na autoestrada AP6 no sentido Madrid-Coruña, e regista a velocidade média de circulação no túnel, já que dispõe de uma câmara à entrada e outra à saída e é registada a hora exacta em que o automóvel circula. Quem ultrapassar os 100 km/h arrisca-se a pagar uma multa que pode atingir os 600 euros. Portanto, o melhor mesmo é cumprir as regras e viajar em segurança. (Clicar na imagem para aumentar.)

(Informação gentilmente disponibilizada pelo Henrique Cepeda.)