29 junho 2011

Media: Air Europa segue rasto de bagagem com chip
(marketeer) O aeroporto de Madrid (Barajas) recebeu, pela mão da Air Europa, o “Bag-On”. Trata-se de um sistema que permite colocar um chip de radiofrequência nas bagagens, facilitando o conhecimento em tempo real do seu percurso desde o check-in até à entrada no porão do avião, havendo ainda a possibilidade de redireccionar a bagagem em caso de necessidade. 

O chip complementa a etiqueta tradicional com os dados do passageiro e o código de voo das bagagens e pretende evitar a problemática do extravio de bagagens, com destaque para voos internacionais ou em trânsito - questão que não só penaliza os passageiros como também a companhia aérea, uma vez que influencia o atraso dos voos e, por consequência, elevados prejuízos económicos.
Caso uma mala perca a etiqueta identificadora, por exemplo, o chip permite aos funcionários reconduzi-la. Na entrada para o porão é realizado um novo controlo através do chip, de forma a conferir se a bagagem tem como destino o voo correcto.
Actualmente, o “Bag-on” é apenas utilizado em Barajas mas está nos planos da companhia aérea estender a sua utilização aos aeroportos de Barcelona e Palma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário