26 agosto 2010

Media: Espanha cresce 0,2% no 2º trimestre

(agência financeira) A economia espanhola cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, ainda que tenha caído 0,1% relativamente ao mesmo período de 2009.
Os dados agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e citados pela agência Lusa, surgem na sequência de correcções feitas aos cálculos do comportamento da economia no ano passado. 

O instituto espanhol revelou ontem, quarta-feira que a economia caiu 3,7% no ano passado, mais uma décima do que aquilo que foi anteriormente divulgado.
A ligeira melhoria da economia no segundo trimestre, face aos primeiros três meses do ano, tem no crescimento do consumo privado (mais 1,3%) o seu maior contributo. Esta foi a maior escalada no consumo privado desde o segundo trimestre de 2004. Também em termos homólogos, o consumo privado cresceu pela primeira vez em dois anos, aumentando 2%.
Na sua análise o INE reconhece que o aumento do IVA (de 18% a partir de 1 de Agosto) possa ter levado os consumidores a antecipar algumas compras, nomeadamente de bens como electrodomésticos e carros. 

Mas nota que também se gastou mais devido à ligeira recuperação do emprego, que regista aumentos há vários meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário