13 novembro 2012

Dicas sobre o NIE

(obrigada ao Hugo Batista e Rafael Lima que perderam o tempo a esclarecer algumas partes do procedimento, como proceder correctamente e dentro dos prazos legais, e nos enviaram o texto abaixo)

Um pequeno resumo de como p

roceder para solicitar o NIE de forma definitiva:

- O NIE que tem muitos de nós, tem uma validade de 5 anos (a folha tamanho A4);

- Para obter o NIE definitivo há que solicitá-lo nunca antes de 1 mês para o final do prazo de validade e nunca depois de 3 meses de passar este prazo.

- Caso o prazo tenha sido ultrapassado, deve-se solicitar o NIE, mas este nao poderá ser emitido com o carácter definitivo e será valido por apenas 5 anos. Será visto como um certificado de residência temporal por um período de 5 anos como até agora;

- O NIE "definitivo" nao é bem "definitivo", porque tem validade de 10 anos como o DNI español, mas nessa altura unicamente temos que passar a actualizar os datos segundo o que me disseram..;

- Foi-me dado um cartão desta vez que servirá de NIE, que apesar de não ser uma folha A4, continua a não acreditar a identidade tal como o anterior.... NO COMMENTS!!!

Documentos a apresentar:

- Levar Cartão do cidadão ou passaporte e fotocópias do mesmo;

- Levar o NIE e fotocópia;

- Levar o seguinte documento/formulario já preenchido: (http://extranjeros.mtin.es/es/ModelosSolicitudes/Mod_solicitudes2/18-Certificado_Residencia_comunitaria.pdf);

- 11€ para pagar um impresso que te vão dar na recepção no dia em que tiveres a "cita" e que terás que pagar no banco mais próximo, pela prestação do serviço.

Como fazer tudo isto:

- É obrigatório solicitar “cita” via internet, com o propósito de “Certificados UE” em :

https://sede.mpt.gob.es/pagina/index/directorio/icpplus/

Um comentário:

  1. Olá!! Se calhar já venho um pouco tarde a este post, mas tenho uma dúvida.
    Esses passos são só para ter um NIE definitivo, ou posso proceder ao pedido da cita prévia com o propósito de "Certificado UE" para fazer o pedido de um NIE inicial?

    Obrigada

    ResponderExcluir