06 outubro 2011

Dicas para renovação de tarjeta de residencia e tarjeta sanitaria
Por Cátia Batista:

Se tiverem a tarjeta residencia (eu tinha a azul) e for necessario renovar estes são os passos:

Ligar para 902 56 57 01 e marcar cita previa - das 8h30 às 18h (telefone especifico para solicitar cita previa a cidadãos comunitários).
A cita previa junto com a entrega dos documentos é em:  av. padre piquer 18 (metro campamento).

Logo dizem para que data devem apresentar os documentos e reenvíam a chamada para outro nº onde detalham a documentação:
- modelo ex18 (site
aqui)
- pasaporte o dni
- tasa modelo 790 cod 012: para este documento é necessário ir a uma "comisaria" da polícia que trate dos pedidos de renovação. Parece que  há uma em calle huertas, perto do museo do prado . Preencher o modelo e depois é necessário pagar uma taxa no banco.

Depois de vos darem um dia/hora para a cita, vão a
www.mpt.es e imprimem um "justificante de cita previa".
Disseram-me que já não emitem os cartoes azuis, agora é tudo com folhinha A4 que é tão  biodegradável ;-)

No meu caso e por erro, fizeram coincidir a validade da "tarjeta sanitaria" com a de residência quando não deveríam. Para os residentes comunitarios a validade da "tarjeta sanitaria" deve ser de 10 anos, como qualquer espanhol. Assim, e se necessitarem de médico no ultimo mês de validade e para evitar algum problema, devem ir ao centro de saúde que tenham asignado pelo cartão e queixar-se para que corrijam esse erro, apresentando ao mesmo tempo o justificante de "solicitud de cita previa para renovacion de tarjeta residencia".  Se começarem com problemas digam-lhes para telefonar ao nº 91 400 00 00 (serviço de atenção ao paciente de Madrid). Foi nesse número que me deram toda a informação. Enquanto eles corrigem o erro e fazem a emissão do envío do cartão novo devem dar-vos um justificante valido por 3 meses para poder utilizar os serviços de saúde sem problemas.

Ah! e se por acaso durante este tempo todo mudaram de residencia mas não actualizaram o empadronamento, melhor não comentar isso no centro de saúde (isto aconselhado pelo operador do serviço de atenção ao paciente).
Tratem do empadronamento e depois vão ao novo centro de saúde que vos for asignado com o volante de empadronamento para fazer alterção da tarjeta sanitária.
Este ultimo passo acho que se pode realizar online
aqui.

4 comentários:

  1. Bom dia
    Sou jornalista da Rádio Renascença e gostaria de falar com portugueses em Espanha acerca das eleições deste fim-de-semana. Alguém disponível para uma entrevista hoje via webcam?

    ResponderExcluir
  2. - modelo ex18 (site aqui)
    ===> preenchido, assinado e por duplicado

    - pasaporte o dni
    ===> tanto o original como varias fotocopias

    (fonte: "CERTIFICADO DE RESIDENCIA PERMANENTE DE
    CIUDADANO DE LA UNIÓN " http://extranjeros.meyss.es/es/InformacionInteres/InformacionProcedimientos/documentos2/104.pdf)

    ResponderExcluir
  3. Arranjei trabalho numa empresa em Madrid. Mas eles pedem-me o NIE para a elaboração do contrato. Mas ainda me encontro em Lisboa. Como posso tratar desse NIE através de portugal. Será que no consulado? Help!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá queridos cidadãos
    Nossa estrutura fornece fundos que variam de 2.000 a 8.000.000 euros, com um retorno de acordo com seu orçamento. o interesse é de 3%. Para qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
      Wathsapp: +33 7 55 13 33 12
    Para maiores informações

    ResponderExcluir