06 outubro 2011

Dicas para renovação de tarjeta de residencia e tarjeta sanitaria
Por Cátia Batista:

Se tiverem a tarjeta residencia (eu tinha a azul) e for necessario renovar estes são os passos:

Ligar para 902 56 57 01 e marcar cita previa - das 8h30 às 18h (telefone especifico para solicitar cita previa a cidadãos comunitários).
A cita previa junto com a entrega dos documentos é em:  av. padre piquer 18 (metro campamento).

Logo dizem para que data devem apresentar os documentos e reenvíam a chamada para outro nº onde detalham a documentação:
- modelo ex18 (site
aqui)
- pasaporte o dni
- tasa modelo 790 cod 012: para este documento é necessário ir a uma "comisaria" da polícia que trate dos pedidos de renovação. Parece que  há uma em calle huertas, perto do museo do prado . Preencher o modelo e depois é necessário pagar uma taxa no banco.

Depois de vos darem um dia/hora para a cita, vão a
www.mpt.es e imprimem um "justificante de cita previa".
Disseram-me que já não emitem os cartoes azuis, agora é tudo com folhinha A4 que é tão  biodegradável ;-)

No meu caso e por erro, fizeram coincidir a validade da "tarjeta sanitaria" com a de residência quando não deveríam. Para os residentes comunitarios a validade da "tarjeta sanitaria" deve ser de 10 anos, como qualquer espanhol. Assim, e se necessitarem de médico no ultimo mês de validade e para evitar algum problema, devem ir ao centro de saúde que tenham asignado pelo cartão e queixar-se para que corrijam esse erro, apresentando ao mesmo tempo o justificante de "solicitud de cita previa para renovacion de tarjeta residencia".  Se começarem com problemas digam-lhes para telefonar ao nº 91 400 00 00 (serviço de atenção ao paciente de Madrid). Foi nesse número que me deram toda a informação. Enquanto eles corrigem o erro e fazem a emissão do envío do cartão novo devem dar-vos um justificante valido por 3 meses para poder utilizar os serviços de saúde sem problemas.

Ah! e se por acaso durante este tempo todo mudaram de residencia mas não actualizaram o empadronamento, melhor não comentar isso no centro de saúde (isto aconselhado pelo operador do serviço de atenção ao paciente).
Tratem do empadronamento e depois vão ao novo centro de saúde que vos for asignado com o volante de empadronamento para fazer alterção da tarjeta sanitária.
Este ultimo passo acho que se pode realizar online
aqui.